Casa linda com uma decoração de Natal bem planejada
O Natal é uma época linda; tempo de juntar a família, compartilhar refeições e trocar presentes. E não para por aí.
Trata-se do momento perfeito para aqueles que se amam se unirem e lembrarem-se dos bons momentos, agradecerem pelas alegrias e pedirem por um ano novo cheio de luz. E tudo isto – todos estes bons sentimentos e desejos – pode ser expresso através da decoração da casa.
Como acertar na decoração de Natal
Para acertar na decoração de Natal da casa não tem mistério algum. Basta se guiar pelo bom senso para criar algo alegre e que seja ao mesmo tempo elegante. Se não forem cometidos exageros, é provável que o cenário pareça lindo e harmonioso.
A primeira medida a ser tomada é quanto à temática da festa. E só há dois caminhos a seguir: ou uma linha tradicional ou uma linha contemporânea. Use a criatividade a seu favor.
Para uma decoração clássica, pode-se usar uma paleta de cores em verde e vermelho, com toques de dourado e um fundo branco.
Já para um visual mais moderno, pode-se adotar enfeites em cores mais intensas – sendo preferencialmente em uma paleta de dois tons com um fundo neutro – ou em tons multicoloridos. Esta regra pode ser aplicada a muitos detalhes da decoração – árvore, arranjos, embrulhos de presentes, e mais.
Como adequar a decoração da casa à decoração natalina
Muita gente escolhe uma decoração simples e prática para casa. Então, quando chega o Natal, e toda aquela “onda” de enfeites novos sendo adicionados aos ambientes, sente como se o seu lar estivesse sendo “comprimido”.
Mas esta sensação pode ser amenizada se a decoração festiva for devidamente planejada para entrar em harmonia com a decoração de fundo – aquela que é mantida o ano inteiro.
Se a paleta ‘vermelho e verde’ parecer agressiva demais para o cenário, a segunda opção pode ser melhor. Uma ideia é apostar em objetos decorativos em tons mais suaves e até neutros – como bege e cinza -, dependendo do caso.
A ideia é valorizar e complementar o que já se tem – e não competir visualmente. Este é um jeito muito elegante de criar – e acertar – uma decoração natalina.
Em que partes da casa acrescentar decoração natalina
Tem pessoas que se empolgam com o fato do Natal estar chegando e resolvem enfeitar a casa toda. Mas deve-se ter muito cuidado com os exageros.
Não é preciso muito para enfatizar a temática da festa dentro dos ambientes. Pode-se guardar parte dos enfeites para o ano seguinte, reservando apenas o que combina para o que se propõe para este ano.
A decoração natalina residencial começa pela entrada da casa. Já na porta de entrada do imóvel é possível expor uma linda guirlanda de boas-vindas.
Então a decoração da festa pode continuar a partir deste ponto. Já no hall de entrada, sobre um console, talvez, ter arranjos com velas e pinhas, mini árvores, mini papais-noéis, e mais. Neste ambiente fica bom também colocar aqueles enfeites herdados da família.
Em cômodos como lavabo, cozinha e quarto, não é necessário ter decoração de Natal. Contudo, se a pessoa desejar, pode-se colocar nestes pontos da casa algum enfeite artesanal – tipo DIY – sendo uma alternativa diferente e bonita de relembrar a família quanto às comemorações. E, na varanda, alguns cordões com luzinhas já seria o bastante.
A decoração de Natal ganha mais importância dentro do conjunto de sala de estar e sala de jantar.
Especialmente na área das refeições, é montada a mesa da ceia, com direito a um centro de mesa cheio de flores, velas, bolinhas ou outros elementos. Agora, é na área de descanso e entretenimento que se terá a maior concentração de enfeites.
Pra começar, as capas das almofadas sobre o sofá podem ser trocadas por capas com motivos natalinos.
Sobre as estantes e mesinhas podem ser colocadas várias estatuetas, vasos, globos de neve, e mais. E fechando com chave-de-ouro, neste mesmo ambiente é exibido a protagonista da decoração natalina, a árvore de Natal. E é de suma importância saber escolher não só os seus enfeites como o seu próprio modelo.
Afinal, existem árvores de Natal artificiais e naturais – que não são comumente usadas no Brasil. Também árvores grandes e pequenas; mais compridas e altas, ou baixas e largas. Árvores verde-floresta – as mais tradicionais -, brancas, rosas e em outras cores. E até mesmo árvores que vêm com filamentos luminosos de LED. Então, é a sua vez de escolher qual o tipo de pinheiro que fará sua casa parecer mais linda neste Natal.
Essas dicas de como embelezar a casa com decoração de natal foram criadas pela equipe Viva Decora.
Fonte: Lopes Decorações