receitas típicas de Festa Junina para fazer em casa
O mês de junho está chegou e com ele a vontade de saborear as deliciosas comidas típicas de Festa Junina. Bolo de milho, canjica, curau, maçã do amor, vinho quente, quentão e arroz doce são alguns dos exemplos de quitutes dessa época do ano.
E que tal preparar essas delícias em casa?
Canjica
Ingredientes:
xícara chá de amendoim salgado
1 colher sopa de Aroma Baunilha Dr. Oetker
2 xícaras chá de milho para canjica
1 litro de água
3 xícaras chá de leite
1 lata de leite condensado
a gosto canela em pó
Modo de preparo:
Deixe o milho de molho por 3 horas, escorra a água e coloque em uma panela grande ou panela de pressão. Junte 1 litro de água e deixe cozinhar até amolecer o milho. Destampe a panela e misture o leite, o leite condensado e o Aroma Baunilha Dr. Oetker. Triture o amendoim salgado em um processador de alimentos ou liquidificador e junte à canjica. Adicione a canela em pó a gosto e deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo sempre. Sirva quente ou gelado.
Curau
Ingredientes
4 espigas de milho-verde raladas
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
meia colher (sopa) de manteiga
1 lata de Leite MOÇA® 395g
canela em pó para polvilhar
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata o milho com a água. Passe por uma peneira e reserve. Em uma panela, acrescente o milho reservado, o Leite NINHO e a manteiga e cozinhe mexendo sempre, até obter um creme grosso. Acrescente o Leite MOÇA e cozinhe por mais 5 minutos. Despeje em uma travessa e polvilhe a canela em pó. Sirva frio ou gelado.
Pamonha
Ingredientes
5 espigas de milho com palha
¼ de xícara (chá) de coco fresco ralado
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
Modo de preparo
Retire as palhas das espigas, com cuidado para que não rasguem. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto e deixe ferver. Mergulhe as palhas por 1 minuto e transfira para uma tigela. Dispense a água, encha a panela com uma nova água e volte ao fogo para ferver. Enquanto a água ferve, prepare as pamonhas: com um ralador médio, dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho. Depois de raladas, raspe cada sabugo com a parte de trás de uma faca. Sobre uma tigela, peneire o milho ralado, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher até tirar todo o líquido. Descarte o bagaço. Junte ao líquido o coco ralado, o açúcar, o sal e misture bem. Vai adquirir consistência de creme. Para fazer a embalagem da pamonha, deite na bancada duas palhas, uma de frente para outra, com as laterais encaixadas. Unidas, elas devem tomar a forma de um tubo. Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo, bem firme. Com uma mão, segure essa parte, deixando a extremidade solta virada para cima. Use um funil para verter o creme. Feche a pamonha e amarre o topo com um barbante, deixando cerca de 3 cm de espaço entre o recheio e o enlace, para não vazar. Transfira para um prato e repita o processo até acabar todo o creme. Transfira as pamonhas para a panela com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos. Retire com uma escumadeira, e deixe esfriar antes de abrir.