10 Flores e Plantas Ornamentais NOVAS Lançadas na Expoflora 2022

A 39ª edição da Expoflora – maior exposição de flores e plantas da América Latina, retoma suas atividades de forma inesquecível e reúne mais de 30 novidades e tendências em flores e plantas ornamentais. O evento considerado o “Fashion Week” da floricultura nacional deve atrair cerca de 240 mil visitantes entre os dias 2 a 25 de setembro de 2022, de sexta a domingo, e nos dias 7 e 8 (devido ao feriado da Independência), das 9h às 19h.

Por isso, se você assim como eu também é apaixonado por plantas e está curioso para conhecer de perto algumas dessas novidades e lançamentos da exposição, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vou compartilhar com exclusividade uma lista com 20 espécies de flores e plantas ornamentais novas exibidas no evento. Confira e se apaixone por cada espécie!

Conheça 20 flores e plantas ornamentais novas da Expoflora 2022

Realizada anualmente em Holambra, a Expoflora que é marcada por inúmeras atrações especiais, apresenta também ao público as flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 450 produtores da região. Este ano, a exposição reúne mais de 30 flores e plantas ornamentais novas e que certamente irão virão tendência no setor de paisagismo e decoração.

Dentre essas diversas espécies, separamos uma lista com 20 flores e plantas ornamentais novas lançadas com exclusividade na exposição.

1. Alocasia Cuprea

Popularmente conhecida como “Pulmão de Aço”, a Alocasia Cuprea é uma planta de clima tropical, de pequeno porte, resistente a ambientes de meia sombra e com folhagem brilhante e avermelhada. Originária da Ásia, a espécie está sendo produzida em Holambra desde o mês de maio deste ano de 2022.

2. A Alocasia Cuprea é popularmente conhecida como “Pulmão de Aço”. Fonte: Minhas Plantas
2. A Alocasia Cuprea é popularmente conhecida como “Pulmão de Aço”. Fonte: Minhas PlantasFoto: Viva Decora

2. Angelônia Archangel

A Angelônia Archangel, também conhecida como “Flor dos Anjos” – já que suas flores lembram pequenos anjos com asas abertas, pode ser encontrada em sete cores diferentes. Além da grande durabilidade, elas florescem sob altas temperaturas e umidade.

Para que a espécie se desenvolva de forma saudável é necessário que a planta esteja em local com grande luminosidade. Não é à toa que seu cultivo é indicado para floreiras, vasos e jardins verticais. Caso seja cultivada dentro de casa é preciso que a planta receba ao menos 4 horas de luz natural diária.

5. A Begônia Dark Mambo aprecia locais com muita luminosidade, porém sem sol direto. Fonte: Mercado Livre
A Begônia Dark Mambo aprecia locais com muita luminosidade, porém sem sol direto. Fonte: Mercado Livre

3. Antúrio Lilli

O Antúrio Lilli é uma planta perene, delicada, de alta durabilidade e de fácil cultivo. Sua identidade única é marcada pela sua bráctea na cor rosa-bebê, ao qual possui formato de raio se diferenciando dos outros antúrios, normalmente em formato de coração. Essa espécie aprecia ambientes internos, longe da luz solar direta.

7. A Caladium Moonlight Luminescent possui folhas em formato de coração. Fonte: Clemson University
7. A Caladium Moonlight Luminescent possui folhas em formato de coração. Fonte: Clemson University

4. Begônia Dark Mambo

É difícil não se apaixonar pela Begônia Dark Mambo. A planta marcada por folhas com uma charmosa espiral ao centro, escuras e iridescentes (muda gradualmente de cor conforme a iluminação) possui uma superfície completamente negra e o verso na cor vinho. A espécie aprecia locais com muita luminosidade, porém sem sol direto.

8. A Carthamus Tinctorius chega ao mercado na cor creme, originando o nome Ice Cream. Fonte: Evanthia
8. A Carthamus Tinctorius chega ao mercado na cor creme, originando o nome Ice Cream. Fonte: Evanthia

5. Begônia Asa de Anjo

A begônia Asa de Anjo possui folhas em formato de asa que podem ser completamente verdes ou com pontuações brancas, dependendo da variedade. A espécie deve ser protegida da luz solar direta nas horas mais quentes, pois suas folhas podem ser prejudicadas. As flores podem ser róseas, vermelhas ou brancas. O cultivo pode ser feito em vasos decorativos, floreiras ou jardins, seja como planta isolada ou em grupos, formando grandes maciços ou bordaduras.

10. Ceropegia Sandersonii. Fonte Veiling Holambra
10. Ceropegia Sandersonii. Fonte Veiling Holambra

6. Caladium Moonlight Luminescent

Nativa do Brasil e da América Tropical, a Caladium Moonlight Luminescent possui folhas em formato de coração e com nervuras bem marcadas. Podendo ser cultivada em vasos decorativos, floreiras ou diretamente no solo dos jardins, a planta pode atingir grandes alturas, tamanhos e conforme seu crescimento suas cores vão ficando mais intensas. Vale comentar que se trata de uma planta de ciclo, ao qual entra em dormência no inverno e volta a brotar na primavera.

11. Dianthus Barbathus – Amazon Sweet Red. Fonte: Fine Art Storehouse
11. Dianthus Barbathus – Amazon Sweet Red. Fonte: Fine Art Storehouse

7. Carthamus Tinctorius

Originária da Ásia e da África, a Carthamus Tinctorius é uma flor de corte com hastes longas e que a partir do melhoramento genético chega ao mercado na cor creme, originando o nome Ice Cream. As flores quando bem conservadas podem durar entre 15 e 20 dias. Durante a pandemia outras duas variedades também foram criadas: a Orange (laranja) e a Yellow (amarela).

12. A Juncus Spiralis é uma planta ornamental e perene. Fonte: Determinar Plantas
12. A Juncus Spiralis é uma planta ornamental e perene. Fonte: Determinar Plantas

8. Celósia Cristata Concertina

A Celósia Cristata Concertin é uma planta herbácea exótica que pode atingir até 15 cm de altura. Podendo ser encontrada nas cores amarela, rosa, roxa e vermelho bordô, a espécie apesar de não perene possui uma excelente durabilidade.

13. A Kensington Garden chega com o dobro de pétalas das rosas tradicionais. Fonte: Vip Roses
13. A Kensington Garden chega com o dobro de pétalas das rosas tradicionais. Fonte: Vip Roses

9. Ceropegia Sandersonii

A Ceropegia Sandersonii é uma planta trepadeira que pode atingir até 4 metros de comprimento. Da família das Apocynaceai (suculentas), suas flores são exóticas e seu cultivo deve ser feito entre as estações da primavera e verão. A espécie aprecia solo levemente úmido e não precisa estar totalmente ao sol. Seu cultivo traz vida e cor para sacadas, pergolados e caramanchões.

15. A Lisianthus Julietta foi desenvolvida geneticamente para vasos e floreiras. Fonte: FloralDaily
15. A Lisianthus Julietta foi desenvolvida geneticamente para vasos e floreiras. Fonte: FloralDaily

10. Dianthus Barbathus

A Dianthus Barbathus chega nas versões Amazon Sweet Red e Amazon Sweet White. Com hastes mais longas, as flores nascem nas pontas dos caules, formando lindos e pequenos buquês. Por pertencerem à mesma família (Caryophyllaceae), essas flores podem ser consideradas “primas” do cravo e do cravo spray. Essas duas novas versões criadas se juntam a coleção de outras variedades (Amazon Neon Cherry, Amazon Neon Purple e Amazon Rose Pink) também formadas durante a pandemia.

16. A Mandevilla Lemon é marcada por uma beleza exótica e tropical. Fonte: Suntory
16. A Mandevilla Lemon é marcada por uma beleza exótica e tropical. Fonte: Suntory

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *