Como usar Vasos Decorativos?
Os vasos decorativos são um dos poucos que podemos dizer serem fundamentais para a arte da decoração. Eles são um diferencial à parte, algo especial que quando incluído ao décor, cria um efeito visual único, elegante e poderoso.
Vasos harmônicos e bem planejados acrescentam profissionalismo ao decor e muitas vezes preenchem aquela sensação de que falta algo, pois ocupam espaços que muitas vezes são pouco explorados como superfícies de bancadas, aparadores, cantinhos de paredes, entre outros locais.
Hoje vamos te dar várias dicas e mostrar na prática como que os vasos decorativos podem trazer esses mesmos benefícios para o seu lar, acrescendo-lhe um toque ainda mais receptivo e acolhedor.
Dicas sobre: Como Usar Vasos Decorativos
Vasos são adornos incríveis, donos de várias formas, cores, estilos e histórias. Cada peça é única e devemos procurar aquela que melhor se relaciona com o contexto do espaço. Por isso, antes de sair escolhendo seu vaso decorativo é necessário prestar bastante atenção e planejar com cuidado cada passo a tomar, pois uma única decisão na direção errada é o suficiente para criar incoerência e incerteza no espaço.
Analise o cômodo antes de escolher
Antes de ir para as dicas, lembre-se que escolher o melhor vaso vai depender do quão profunda foi sua análise do espaço destinado. É nessa observação clínica que você vai encontrar as melhores características para a peça, como o tamanho, as cores, seu formato. Normalmente nós que trabalhamos com decoração utilizamos técnicas de visualização, imaginando a peça desejada no local para tentar identificar aquilo que pode ou não valorizar o cenário.
O tamanho do Vaso decorativo
As dimensões ideais do vaso vão depender do espaço o qual foi destinado. Lembre-se que tudo deve ter proporção para atingir a harmonia. Vasos grandes demais em espaços pequenos soam estranho e equivocado, enquanto que peças pequenas demais ficam desproporcionais para os requisitos que o cenário pede.
Saber o tamanho do vaso certo vai depender muito do que você precisa. Se preciso for, corte silhuetas em papelão e use-as como meio de referência para detectar se o tamanho da peça é ou não ideal.
As cores do Vaso dentro do Espaço
Imagine uma sala ampla e de tonalidade neutra, nada melhor que acrescentar cor através de um conjunto de vasos sobre a mesa central. Ele se destacaria e aumentaria o interesse visual.
Mas se o espaço já tiver cores, aí os vasos podem entrar como suporte visual e simplesmente enriquecer a composição com sua simples presença, através de cores que neutralizem e combinem com as cores de fundo.
Mas para saber a cor certa, nada melhor que imaginar a peça de arte dentro do cenário. Imagine a peça em diferentes cores e veja aquela que mais tráz contraste ou harmonia para o ambiente. Realmente é difícil dar uma posição sobre qual a cor ideal, afinal, tudo será relativo. Uma dica bem bacana é usar o círculo cromático ao seu favor, que é uma das melhores ferramentas para localizar as cores que mais combinam uma com as outras.
Plantas em Vasos? Sim ou não?
Entramos aqui no conceito vasos vazios ou ornamentados. Cada um oferece um efeito único, pois um leva mais cor e textura para dentro de casa, enquanto o outro é mais sóbrio, refinado e luxuoso. Claro que podemos unir as duas coisas, mas estamos lidando com dois estilos distintos.
Vasos com plantas trazem não somente mais cor, mas a cor verde, que é natural, associada à leveza e tranquilidade, deixando o lar com cara de lar – mais receptivo e aconchegante. Você só precisa conhecer as plantas certas para usar na decoração interna e voilá, temos vasos belos e cheios de vida. Enquanto que os vasos vazios são bem mais artísticos, pois aqui estamos falando exclusivamente de uma peça de arte, muitas vezes feita em cristal, cerâmica ou vidro e coberta com cores e pedras ornamentais.
Fotos de Vasos na Decoração
Imagem 1 – Conjunto de vasos para plantas, perfeitos para enriquecer tanto o exterior, como interior do lar.
Imagem 2 – Já esse tipo de conjunto vai muito bem em cima de mesas de centro, cômodas, aparadores, racks e balcões.
Imagem 3 – Para quem busca mais sofisticação, usar vasos vazios e sem nenhum outro arranjo garante que o destaque seja todo da peça.
Imagem 5 – Vasos decorativos são perfeitos para hall de entrada e entradas propriamente ditas.
Imagem 6 – Veja como tudo depende do estilo que você pretende seguir. Não adianta comprar qualquer peça linda que vier pela frente. Ela precisa ter afinidade com os itens do seu lar!
Imagem 7 – Vasos pequenos e delicados aos fundos, com destaque para o abajur que segue a mesmo estilo.
Imagem 8 – Você pode optar por vasos estilo jarros se preferir. São tão belos quanto e podem muito bem criar composições únicas ao lado dos vasos.
Imagem 9 – Arranjos com galhos secos ou folhas de bananeiras ou costela de adão são as preferidas na arte do décor.
Imagem 10 – Acrescente personalidade através de vasos estilosos, buscando neles explanar traços da sua própria personalidade.
Fonte WEWANS